Moderninha

Moderninha
PagSeguro

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Os biquinis mais cobiçados da estação



As marcas nacionais de ‘swimwear’ multiplicam-se e os biquínis brasileiros que se cuidem, porque os portugueses são de arrasar.


Toda a gente sabe que não há praias como as nossas. Não deixa de ser espantoso que um país tão pequeno tenha uma diversidade tão grande e tão boa de praias. Basta prestar atenção ao número de turistas que escolhe as nossas praias para ‘ir a banhos'. "Jardim da Europa à beira-mar plantado", como lhe chamou Tomás Ribeiro, em Portugal sempre houve o culto da praia e do Verão. Faltava-lhe, talvez, uma moda de ‘swimwear' à altura de tão generosa e variada costa. Faltava, porque já não falta. Aliás, as marcas nacionais de biquínis e fatos de banho multiplicam-se a cada Verão. Fomos à procura delas e contamos aqui a história de algumas.

Espírito pioneiro
Rita Soares e Mariana Delgado conheceram-se quando andavam no liceu e fizeram juntas o curso de Arquitectura. Apaixonadas por praia, um dia lembraram-se de fazer uma viagem ao Brasil, na altura "‘o' sítio para comprar marcas diferentes de ‘swimwear'", recorda a Rita. Foi então que se lembraram: "E se criássemos a nossa?" Em 2011 nasceu a Cantê Lx e a arquitectura deu lugar ao design de moda ou, melhor ainda, os dois andam "lado a lado", defende a Rita: "Apesar de já não exercermos, acreditamos que é a nossa formação que nos dá a base para as nossas criações". E acrescenta que o facto de não terem estudado moda lhes deu uma "liberdade diferente". É esse o espírito que transportam para as estampas exclusivas que criam e para os modelos que desenham e que são fabricados em Portugal.

O sucesso foi imediato. Arrancaram em 2011 com uma colecção cápsula, num atelier em Belém e hoje têm já a sua ‘concept store' no Chiado. Por enquanto estão concentradas em Portugal mas o objectivo é verem os biquínis da Cantê em todas as praias do planeta. "Temos sido contactadas por lojas de diferentes mercados mas queremos ter total confiança para dar esse passo", refere a Mariana. Até porque, como frisa o lema da marca: "It's Always Summer Somewhere".

Dos 16 aos 50
É assim que Inês Fonseca, uma das forças motoras por detrás da Latitid, define a faixa etária das clientes da marca. "Como temos uma colecção muito extensa conseguimos atingir um público vasto", explica. Lançada em Abril de 2013, a Latitid é o resultado da conjugação de três valências diferentes: as irmãs Marta e Inês Fonseca e a tia de ambas, Fernanda Santos. À criatividade da primeira na área da moda, juntaram-se os conhecimentos em gestão e marketing da segunda. E a experiência da terceira como empresária de muitos anos no sector têxtil veio dar o tempero final à marca. Poderiam ter escolhido qualquer outro produto? Provavelmente sim, mas, como diz a Inês, "em 2013 havia poucas marcas de biquínis portuguesas e as que havia tinham pouca expressão no mercado", que era "dominado pelas marcas brasileiras". O objectivo da Latitid foi marcar presença neste nicho, mas fazê-lo "reinventando o conceito do uso e design de biquínis e fatos de banho", explica a Inês, acrescentando que "a marca parte do princípio das tendências ‘ready-to-wear'" passando-as depois para o produto. Para a Marta, designer da Latitid, a inspiração ganha fôlego numa cidade cosmopolita. O trabalho reflecte o espaço urbano e a colecção é assinada com a latitude desse mesmo local. Depois, as peças são confeccionadas em três fábricas nacionais. Em Portugal, a Latitid conta já com três pontos de venda e começa agora a dar os seus "primeiros passos" na internacionalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário